terça-feira

Vitória no 13° Congresso da UEE-RJ

Os estudantes do Rio de Janeiro se concentraram em Nova Friburgo neste último final de semana. Lá, realizou-se o 13º Congresso da União Estadual de Estudantes (UEE-RJ). Foram quatro dias de intensos debates que mobilizaram cerca de 300.000 mil alunos nas universidades do estado e que foram representados por cerca de 300 delegados na plenária final do evento. Violência, conjunturas: estadual, internacional, nacional, meio ambiente, cultura, democratização das telecomunicações, GLBT, movimento estudantil e a política de igualdade racial fizeram parte da pauta de debates.

O movimento “Vamos Fazer Nosso Dever de Casa” composto por estudantes da juventude socialista saiu vitorioso do Congresso. A delegação contou com 26 membros divididos entre delegados e observadores.

A plenária final do congresso teve cinco chapas inscritas na disputa para eleger a nova direção da entidade para o biênio 2007/2008. A chapa 1º de fevereiro, alusão a data da retomada do terreno da UNE durante a bienal deste ano, foi composta pelos movimentos: Bloco na Rua (UJS)), Vem Com a Gente (JSB) e Vamos Fazer Nosso Dever de Casa (JS), foi a vencedora do congresso, somando mais de 50 % dos votos dos delegados presentes.

Participaram ainda da disputa outras chapas, compostas pelas tendências da Juventude do PT (kizomba, AE, MPT), a JPMDB, o MR8 e uma de estudantes independentes.

O movimento: Vamos Fazer Nosso Dever de Casa estará indicando o estudante carioca Bruno Franco, membro da JS, como diretor da entidade. Bruno destacou o caráter da composição da chapa vencedora: “Nossa chapa teve o intuito de consolidar a política dos setores progressistas na defesa dos jovens brasileiros, conseguimos reeditar a formação do bloco de esquerda, que já vem sendo construído no parlamento e que agora deve inundar também os movimentos sociais. Este foi apenas o primeiro tijolo, que consolidará a grande parede da mudança que esta por vir. A nova gestão com certeza vai fazer seu dever de casa”.

Ao final do evento, fora realizado o primeiro ato da nova gestão. Os estudantes saíram em passeata e realizaram um ato em frente a empresa de ônibus local(FAOL) pela defesa do meio passe universitário.

Ao final do evento os dois coordenadores da nossa bancada estavam entusiasmados e deram as seguintes declarações: Everton Gomes, membro da JS e estudante da UFF, destacou: “A nossa participação foi de extrema importância, tivemos a oportunidade de apresentar para a juventude de nosso estado, pontos históricos do programa trabalhista, como a defesa da educação integral e da política nacionalista. É importante dizer também, que marcamos bastante o Congresso defendendo uma nova forma de atuação do movimento estudantil brasileiro, que não olhe só para dentro dos muros das universidades e das escolas, mas sim comece a enxergar os milhares de jovens que estão alijados do processo educacional, não conseguindo quebrar a barreira que os impede de entrar nas salas de aula e de conseguir emprego, ficando por isso completamente impedidos nos mais básicos direitos de cidadania que são o acesso a educação e ao trabalho”.

O outro a falar foi o Presidente da JS/ RJ, André Nascimento, este disse que: “a JS em nosso estado vem de um longo processo de afastamento dos principais fóruns de movimento estudantil. Este ano voltamos! Estivemos representados em todos os principais atos e mobilizações no Rio e no Brasil, a nossa volta agora é pra valer. Estamos nos organizando e passamos a trabalhar de forma unificada em todo o estado. Participaremos de todas a eleições com o mesmo nome, discurso e identidade visual. Estamos unificados no discurso e na prática e isso nos trará grandes avanços”

A próxima etapa de mobilização e luta da JS será entre os dias 4 e 8 de julho, quando participarão do 50º Congresso da UNE em Brasília.

Nenhum comentário: