terça-feira

Solidariedade ao povo venezuelano

A autodeterminação dos povos e o respeito à soberania nacional inspiram as organizações brasileiras abaixo assinadas a se solidarizarem com o plebiscito em curso na Venezuela, convocado com legitimidade pelas autoridades e instituições democraticamente constituídas pelo voto popular, a partir de um amplo processo de debate em todo o país, desde os bairros populares ao poder legislativo.

Repudiamos a notória campanha de propaganda articulada internacionalmente pelo grande capital contra a Venezuela, baseada na mentira e na manipulação, com o objetivo de desestabilizar seu governo e o processo de mudanças progressistas majoritariamente respaldado pelo seu povo. Esta torpe campanha coloca em relevo a necessidade de aprofundarmos a luta pela democratização dos meios de comunicação.

A classe dominante brasileira, através de seus partidos e da maioria dos órgãos de informação, que só veiculam o pensamento único neoliberal, participa ativamente desta campanha golpista contra o processo revolucionário venezuelano, pois sabe que, no plebiscito do próximo dia 2 de dezembro, trava-se importante batalha, em âmbito mundial, e em particular na América Latina, na luta contra o imperialismo e por um mundo igualitário, sem miséria nem exploração. A vitória do SIM naquela legítima consulta popular assusta a todos aqueles que querem manter intactos os seus privilégios, à custa da miséria da maioria da população mundial.

Assim sendo, conclamamos o povo, o governo e as instituições brasileiras a se manifestarem pelo respeito à vontade majoritária dos nossos irmãos venezuelanos e à sua determinação de contribuir para a integração soberana da América Latina.

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2007
PCB - Partido Comunista Brasileiro/PCdoB– Partido Comunista do Brasil/PCR – Partido Comunista Revolucionário/PDT – Partido Democrático Trabalhista/PH – Partido Humanista/PSB – Partido Socialista Brasileiro/PSOL – Partido Socialismo e Liberdade/PT – Partido dos Trabalhadores/Casa da América Latina/Centro Cultural Antonio Carlos de Carvalho/Comitê de Solidariedade à Palestina/Círculos Bolivarianos Leonel Brizola/Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes/Federação das Associações de Moradores do RJ/Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST)

ESTE MANIFESTO SERÁ ENTREGUE AO CONSULADO DA VENEZUELA NO RIO DE JANEIRO (Praia de Botafogo, 242 – quinto andar), NO DIA 26 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 14 HORAS.

Nenhum comentário: