quinta-feira

Fórum Social 2008 - Rio com Vida

A edição do Fórum Social Mundial de 2008 reserva grandes novidades. Para esse ano, o evento irá acontecer de maneira simultânea em várias partes do mundo. No dia 26 de janeiro, diversos países irão mostrar suas propostas ante o sistema capitalista, em ações regionalizadas.

Quarenta desses lugares já divulgaram suas atividades॥ O Brasil terá agenda intensa। São Paulo, por exemplo, promoverá o "Sábado Feira", com debates, apresentação de grupos musicais e de valorização da cultura nacional। No Rio, artistas das favelas mostram seu trabalho na Praia do Flamengo, no "Rio com Vida". Todas as outras capitais também já iniciaram os preparativos para participar do FSM.


O RIO COM VIDA, cuja logomarca foi criada por Ziraldo, tem como objetivo mobilizar as pessoas, através da cultura, para a construção de um “outro mundo possível”, lema do Fórum Social desde que foi criado em 2001 em Porto Alegre (RS). Em vez de um encontro centralizado – que volta a acontecer somente em 2009, em Belém (PA) – para o próximo ano as centenas de organizações da sociedade civil que compõem o Fórum Social Mundial planejam manifestações simultâneas em várias partes do mundo (o Dia de Mobilização ocorrerá paralelamente ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que reúne, anualmente, chefes de Estado e elites empresariais).


Talvez o grande desafio para essa edição seja a integração entre os participantes। Nas edições anteriores, jovens, políticos e lideranças de movimentos sociais se reuniam em um só lugar. A organização irá contar agora com relatos de voluntários de todos os países sobre os impactos da globalização naquela região, e quais ações são propostas com alternativa.
Confira a programação clicando AQUI

Nenhum comentário: