terça-feira

JS-RJ faz bonito na 1ª Conferência GLBT do Rio de Janeiro!

Ontem, 19 de maio de 2008 teve fim, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a 1ª Conferência GLBT – RJ que debateu políticas públicas voltadas para este segmento e escolheu representantes à Conferência GLBT Nacional que se realizará em Brasília.

O evento começou na sexta-feira contando com a participação de delegações eleitas por conferências municipais em várias regiões do estado agregando na etapa estadual cerca de 300 delegados. Entre os participantes a Juventude Socialista do PDT trouxe uma delegação que mesclava observadores e delegados. Sendo que a maior parte veio do município de Volta Redonda que tinha a frente o vice-presidente estadual sul fluminense e presidente municipal da JS/PDT Volta Redonda Gerson Antunes (observador) e a militante da JS Volta Redonda e delegada Rejane Teixeira.
A JS aproveitou a Conferência e instalou a tenda temática: JS/PDT GLBT – Contra a Homofobia e a Opressão! E durante os três dias de evento distribuiu materiais do PDT, da JS e ainda a Cartilha JS/PDT - GLBT que trouxe além de textos, as propostas da Juventude Socialista para o movimento. A tenda foi um verdadeiro sucesso, por lá passaram dezenas de militantes presentes na conferência que aproveitavam o espaço para trocar idéias, descansar e conhecer o PDT e a JS.

Ao fim da conferência o ponto alto foi à aprovação de duas moções apresentadas pela JS, a primeira, que destacava em seu texto a apoio aos povos Latino Americanos na luta contra a política dos EUA para região que promove com apoio velado e por vezes direto grupos divisionistas na Bolívia, constantes ameaças de intervenção militar no Equador e Venezuela e ainda dá continuidade ao covarde embargo a Cuba. A segunda moção de louvor apresentada e aprovada por unanimidade teve o seguinte texto: “Considerando que o alicerce para a construção de uma nova sociedade é a educação, e que esta política para atender aos objetivos de desenvolvimento do país deve ser pública, gratuita, de qualidade, laica, fundada em ideais libertários e democráticos, em horário integral como instrumento para a emancipação do jovem, nós da 1ª Conferência GLBT-RJ entendemos que o modelo de escola que contempla estes valores é o dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEP’s conforme idealizados por Darcy Ribeiro e implantados por Leonel Brizola”. Assim, novamente os CIEP’s foram consagrados como modelo de escola para o Brasil। .

O ponto ruim da conferência foi a não aprovação da terceira moção da JS, que aplaudia a iniciativa do Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi pelo envio da Convenção da OIT 158 e da resolução 156, que impedem a demissão imotivada que atinge principalmente os trabalhadores GLBT, negros, mulheres, e outras minorias, para o Congresso Nacional ratificar। A moção ainda declarava que a postura do Ministro Lupi de ampliar os direitos trabalhistas como pensão e licenças também aos segmentos GLBT são prova do seu compromisso na defesa da causa GLBT..
Alguns militantes presentes incluindo setores partidários e de algumas ONG’s, com visão distorcida e influenciada por uma notícia de meses atrás, que apresentava de modo manipulado e distorcido uma declaração de Lupi de modo a parecer homofóbica, uniram-se votando contra a moção e assim conseguiram impedir a sua aprovação, demonstrando desconsideração sobre a importância do ato do ministro para a defesa dos profissionais do segmento GLBT.
A companheira e delegada Rejane Teixeira, que esteve a frente da delegação de Volta Redonda fez o seguinte resumo da participação trabalhista na conferência: “sem dúvida para a JS o balanço geral do evento foi muito positivo, pois conseguiu apresentar ao público e militância GLBT que a JS esta em sintonia com os diversos movimentos sociais e na defesa da pluralidade, como sempre foi a postura do PDT congregando as lutas do negro, do índio, da mulher, dos jovens e também do segmento GLBT”।.
Já o Presidente Estadual da JS/PDT Everton Gomes, que esteve presente durante todos os dias do evento, fez um agradecimento a todos os companheiros envolvidos na atividade: “Agradeço àqueles que são militantes GLBT que com sua participação ajudaram na escalada de mais um degrau na organização da JS e também aos que não se incluem diretamente no grupo GLBT, mas se fizeram presentes demonstrando que têm espíritos solidários, participativos e desprovidos de preconceitos, condições fundamentais para a construção de uma nova ordem: socialista, democrática e brizolista em nosso país”.

Nenhum comentário: