segunda-feira

Após 8 anos JS/PDT volta pra executiva da UEE-Rio

O final de semana foi bem agitado pros universitários do estado do Rio de Janeiro. Representando diversas universidades, eles se reuniram em Volta Redonda participando XV Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RIO). Lá, estudantes do ensino: público e privado opinaram sobre os rumos da educação e da política no Rio e no país e ainda tiveram uma prévia do que acontecerá 57º Congresso da UNE nos próximos dias, de 15 a 19 de julho, em Brasília.



A participação da Juventude Socialista do PDT - RJ foi bastante positiva. Após 8 anos fora da direção executiva da entidade, os brizolistas agrupados pela tese: " Reinventar pela esquerda" retornaram com força total. Elegeram 5 novos diretores e saíram da condição atual onde ocupavam apenas uma diretoria no corpo da direção. Dentre as novas diretorias uma é executiva ratificando o bom momento que passa a JS no estado.

Bruno Franco, diretor atual da UEE-Rio e novamente indicado pelos companheiros da JS para compor a executiva da entidade, destaca; que a nova posição é resultado de todo um processo de reconstrução da juventude do partido que vem sendo realizado com objetivo de levar as idéias trabalhistas aos jovens estudantes de nosso estado. Mostramos para os jovens que nossos programas são viáveis e atuais e que devemos nos unir para garantir uma educação de boa qualidade para todos. Ele afirmou ainda: "espero que no próximo congresso consigamos ir mais longe ainda."

Para a disputa da diretoria, três chapas foram inscritas.A vitoriosa reuniu militantes da JS-PDT através do movimento Reinventar e ainda das seguintes correntes:"Da unidade vai nascer a novidade"( UJS/PCdoB),"Kizomba" (DS/PT), "Mutirão" (JPL/PPL), "CNB"(PT), "Mudança"(PT), "JSB"(PSB) e "JMDB"(PMDB), e obteve 255 votos, totalizando 82% dos delegados. A segunda colocação ficou para a chapa de oposição formada por jovens ligados ao PSol, PCR e PCB. Já a corrente "Refazendo" do PT, que lançou chapa sozinha, obteve o terceira colocação.

Os debates giraram desde como fazer para explorar a camada pré-sal até a política de segurança do governo Cabral. A JS defendeu também uma postura de oposição ao governo Sérgio Cabral por conta de suas ações no campo da segurança e de suas posturas privatizantes. Outro destaque da JS foi o "Fora Sarney", que constava no texto da tese. O meio - passe universitário na cidade do Rio de Janeiro também foi lembrado e já deve ir à Câmara como projeto de lei em agosto. O próprio prefeito Eduardo Paes declarou, em ato na sede da UNE, que pretende apoiar a luta.

Para o presidente estadual da JS, everton Gomes, que participou do congresso como observador, os estudantes do Rio de Janeiro deram uma grande passo reafirmando seus compromissos com a luta por uma país melhor e mais justo, em que a educação e o ser humano sejam prioridades. "A JS se apresentou para os estudantes, marcamos nossa posição de enfrentamento ao governo cabral e contribuimos pra os debates do pré-sal. Sem dúvida foi uma exelente participação de nossa juventude que vem demonstrando grande vigor, fato este comprovado pela ampliação de nossa participação na diretoria e a volta a executiva após 8 anos. Isto só é possível pelo trabalho de todos da JS e o apoio de companheiros do PDT, como o Deputado Federal Brizola Neto e o vereador Leonel Brizola Neto, assim como da direção estadual do PDT através da companheira Elma Lafuente. Sempre digo: que ao contrário do que desejavam as forças conservadoras nós brizolistas estamos nos fortalecendo a cada dia, o ministro Lupi faz hoje um trabalho nacional que repercute fortalecendo nosso partido em todos os setores e a juventude é um destes segmentos.A chama das idéias de Leonel Brizola vive em todos nós jovens da JS/PDT. Enfim, a JS tá aí!Avançando e se fortalecendo", concluiu o presidente.

A nova presidente da UEE-Rio é a estudante de história da UFRJ Flávia Calé, que faz parte do movimento " da unidade vai nascer a novidade".
foto 1: representantes do Reinventar JS/Everton, Julio Barros(UERJ) e Bruno Franco( diretor UEE rio reeleito); foto 2: barraquinha JS/Reinventar durante o congresso com parte da delegação.

Nenhum comentário: