quarta-feira

JS RJ NO 3º ENCONTRO DE ESTUDANTES NEGROS E COTISTAS DA UNE - BAHIA



Durante os dias 20, 21 e 22 de maio, estudantes de diversas universidades do Brasil se reuniram na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, participando do III ENUNE – Encontro de Negros e Negras ProUnistas e Cotistas da UNE.

A JSPDT se fez presente com uma delegação composta por estudantes da Bahia e do Rio de Janeiro. Os Brizolistas levaram suas aspirações e propostas na forma de uma tese que foi elaborada em parceria com a Secretaria Nacional do Movimento Negro da PDT e distribuída durante os dias do evento.

O tema REINVENTANDO A BRASILIDADE, 511 ANOS DE DÍVIDAS RACIAIS tratou de temáticas que tangenciam os debates do movimento estudantil, mas sempre com enfoque das lutas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo. Dentre os destaques, a tese continha: críticas a aprovação do ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, debatia as políticas de cotas e ampliação da assistência estudantil para os alunos negros, reforçou a denúncia dos movimentos sociais ante ao genocídio de jovens negros promovido por práticas policiais reacionárias em vários estados e por último enfocava as ações do PDT em prol da promoção da diversidade racial.


Ivaldo Paixão, presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, parabenizou a Juventude Socialista pela participação no evento e se colocou a disposição para avançar em novas parcerias que tratem das pautas étnico-raciais da juventude.

Bruno Franco, diretor da União dos Estudantes do Rio (UEE-RJ), liderou a bancada da JS e destacou em sua fala: “a pratica de assassinato institucional promovido pelas policias estaduais é fruto do entendimento que o jovem negro é um bandido em potencial e tem levado a vitimização de milhares de nós a cada ano. O estado brasileiro parece não enxergar e ainda legitima tais ações promovidas pelas policia principalmente nas favelas. Nós, jovens, estudantes e militantes socialistas devemos atuar contra isso,” concluiu.

A diretora da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Tássia Bastos, participou também liderando a bancada da JS Baiana e destacou em sua fala que: “Bahia tem uma pratica racial criminosa, vende-se a “negritude” como produto turístico, embora aqui seja um dos estados mais racistas do Brasil, inclusive apontado pelo próprio IBGE nas suas pesquisas”. É importante ainda que lutemos no combate ao preconceito de gênero, pois a mulher baiana é uma das que mais sofre com a violência doméstica e a falta de políticas de assistência estudantil.



Durante as atividades coube a Junior Rocha, JSPDTRJ/estudante da UNESA, encaminhar uma moção de repúdio ao Deputado Jair Bolsonaro que na opinião da Juventude Socialista promove insistentes ataques de cunho preconceituoso e racista contra negros, mulheres e homossexuais.

De um modo geral os jovens participantes enfocaram em suas falas a ampla participação dos trabalhistas e do PDT na luta pelos direitos do negro sempre apontando personagens símbolo desta luta, entre eles: ex-Deputado José Miguel, Dra. Edialeda Nascimento, Caó e o recém falecido e ícone da juventude negra, o ex-senador Abdias do Nascimento. Destaque-se também a homenagem prestada a Abdias  na tese que trouxe um trecho de um discurso proferido no Senado em comemoração ao dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. E também relembraram os vinte anos da Lei Caó( Lei 7.719/89)

Foto/matéria: Núcleo CJAN/JSPDT-RJ
Foto1: Natália; Bruno Franco;Frei Davi(EDUCAFRO);Junior Rocha e Juninho Providencia
Foto2: Natália; Bruno Franco; Junior Rocha
Foto3: Banner 3º ENUNE

Nenhum comentário: