domingo

JS APÓIA CAMPANHA ? QUE PASÓ EM CURUGUATY? - EM DEFESA DE JUSTIÇA NO PARAGUAI



JS PDT participou ontem(15/06) de uma campanha de solidariedade internacional organizada pela Juventude País Solidário, do Paraguai, juntamente com outras organizações da International Union Socialist of Youth(IUSY) que visou impedir que o “Massacre de Curuguaty” ocorrido  há um ano (15 de Junho de 2012), e produziu a morte de  campesinos e policiais, além de um vasto número de prisões irregulares  seja esquecido.  O massacre foi o principal fato explorado pela direita paraguaia para promover o “golpe parlamentar” que derrubou o Presidente eleito Fernando Lugo.

Os ativistas realizaram diferentes manifestações e ações que reivindicam o esclarecimento de Curuguaty  com um processo de investigação justo e imparcial. O lema da campanha foi “¿QUÉ PASÓ EN CURUGUATY?”. A estratégia era dar visibilidade internacional ao episódio e chamar a atenção do mundo para a luta. Para tanto os jovens de várias organizações do planeta compartilharam nas redes sociais fotografias com a frase tema da campanha, em espanhol e/ou outras línguas. 
A JS PDT é parceira da Juventude País Solidário e aderiu de imediato à campanha tendo o vice-presidente nacional Everton Gomes, feito e postado imagem segurando o cartaz representando a JS. Everton disse: “o PDT se pronunciou oficialmente em defesa do Presidente Lugo. A executiva nacional naquela oportunidade emitiu nota assinada pelo Presidente Carlos Lupi. Nós da JS temos tradição de nos expressarmos em solidariedade quando o direito de qualquer povo esteja sendo violado. Somos anti-imperialistas, internacionalistas, solidários e defendemos a paz, os direitos humanos e a democracia.  Nossa história esteve sempre ligada à solidariedade internacional. Foi assim que o Trabalhismo foi reerguido ainda no exílio. Precisamos manter viva nossa atividade internacional e nos unir aos lutadores de todos os cantos que desejam um mundo melhor e mais justo. A luta do Paraguai é a nossa luta também,” finalizou Everton. 
A JS PDT representa no Brasil a International Union Socialist of Youth (IUSY) organização global de jovens progressistas. No Paraguai a Juventude País Solidário (JPS) organizadora do protesto virtual é integrante da IUSY e faz parte do movimento que elegeu o ex-presidente deposto Fernando Lugo, a Frente Guasú.


Nenhum comentário: