quarta-feira

98% dos universitários de SP não acreditam nos políticos

98% dos universitários da região metropolitana de São Paulo não acreditam nos políticos. Desses, 60% acham que o principal problema do país é a corrupção presente nos poderes executivo e legislativo.
Esses são apenas alguns dos dados obtidos pela pesquisa Perfil do Universitário da Região Metropolitana de São Paulo, encomendada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Realizada pela Toledos e Associados, a pesquisa entrevistou 1104 graduandos de 40 instituições de ensino diferentes.

Tamanha descrença pode ser um dos motivos da despolitização do estudante de ensino superior da grande São Paulo. “Ao serem questionados sobre a posição política, 23% não sabiam ao menos do que isso se tratava”, diz o presidente do CIEE, Paulo Nathanael Pereira de Souza.

Para Souza, “isso mostra uma perda do universitário nesse assunto. Quando uma pesquisa parecida foi aplicada na década de 1980, os jovens sabiam claramente se eram de esquerda ou direita”.

Seguindo o que os estudantes acham sobre o país, a educação ficou em segundo lugar no ranking dos problemas mais graves. Os universitários parecem ter razão nesse quesito, já que o acesso ao ensino superior, por exemplo, ainda é desigual. 79% dos universitários se autodeclaram brancos, 11% mulatos ou pardos, 7% negros, 3% amarelos e 0,4% indígenas. No último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros que se autodeclararam negros ou pardos somou cerca de 45% da população.

A pesquisa ainda revelou que 26% dos entrevistados ingerem bebidas alcoólicas na universidade freqüentemente. Além disso, o número de usuários cresce conforme o passar dos anos. “Enquanto no primeiro ano de faculdade 25% bebem, a partir do quarto ano, o número sobe para 35%”, diz o coordenador da pesquisa, o sociólogo Francisco Toledo.

O estudo mostrou também que muitos universitários não confiam na mídia. De todos os entrevistados, 45% acham que ela não é confiável, 67% a consideram sensacionalista e 37% acreditam que ela atende aos interesses do governo.

Segundo a pesquisa, 90% dos estudantes têm computador em casa. Entre eles 84% acessam Internet em casa, 66% na faculdade, 34% no trabalho, 3% em lan houses e 1% na casa de amigos.
Por fim, a pesquisa ainda revelou que 24% dos universitários dependem de bolsas de estudos e de cada dez, seis trabalham.

postado em: http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/estagios/noticias/ge140607.htm, por Ana Loiola, em 20/06/2007

Nenhum comentário: