domingo

Documentários sobre a Memória do Movimento Estudantil surpreendem!

A União Nacional dos Estudantes em parceira com outras entidades e apoiada pela Petrobrás lançou, no dia 9 de agosto, no Cine Odeon BR, Rio de Janeiro, o livro "Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias", escrito pela historiadora da UFRJ Maria Paula Araújo, e os documentários "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil", dirigidos por Silvio Tendler. As obras integram a comemoração pelos 70 anos de criação da UNE.

Baseado nos depoimentos do Projeto Memória do Movimento Estudantil, o livro será publicado pela Ediouro. Já os filmes, além dos depoimentos de ex-militantes, contam com rica pesquisa de imagens e com a participação do grupo de teatro Tá na Rua e dos atores Chico Diaz, Dira Paes, Cássio Gabus Mendes e Amir Haddad, em reconstituições históricas.


Quem esteve no lançamento dos documentários no Cine Odeon, viu uma belíssima película que buscou retratar grandes momentos da História brasileira construída pelas mãos de milhares de jovens que fizeram das ruas e das praças a caixa de ressonância de palavras de ordem por mudanças no país.

Trechos do filme relembram grandes personagens do mundo do ME. São retratadas na telona entre outros: o Presidente João Goulart, Leonel Brizola, que inclusive foi ovacionado pelo grande público presente nas duas vezes que sua imagem foi exposta no filme, Ex-presidentes da UNE entre outros militantes da causa estudantil.

Cenas da luta contra o regime militar são mescladas com outras lembranças de momentos do ME, entre eles o movimento pelo Fora Collor, a luta pelo monopólio do Petróleo através da campanha: O Petróleo é nosso! O movimento pelas Diretas e muitos outros importantes períodos e eventos da história de luta social brasileira. No filme também são expostas imagens da recente retomada do terreno da UNE durante a Bienal de cultura neste ano.

Sem dúvidas é um excelente filme e vale a pena ser conferido por todos!

OS: As sessões das 17 horas até a próxima quinta-feira (17/08) terão entrada grátis. Os documentários serão exibido também no Canal Futura, no dia 11/09, às 20h30min, e no dia 12/09, às 21 horas, com reapresentação nos dias 14 e 15, às 23h30min.


Mais informações: www.mme.org.br

Nenhum comentário: