domingo

Juventude nas ruas do Rio comemora o 11 de Agosto - Dia do Estudante!

Comemoração dos 70 anos da UNE, posse de diretorias da UNE e UEE-RJ, protesto pelo ½ passe universitário e contra redução da maioridade penal levam estudantes para as ruas da zona sul do Rio.

Foi em clima de festa e protesto que estudantes universitárias e secundaristas do Rio de Janeiro comemoraram a data do dia do estudante e o aniversário de 70 anos da UNE. Uma grande passeata desfilou do Largo do Machado até a sede da UNE na praia do Flamengo, nº 132. No trajeto palavras de ordem, bandeiras, faixas e muita batucada no estilo Maracatu levantaram o astral da juventude que estava no ato.

A Juventude Socialista mais uma vez bateu cartão! Com suas novas bandeiras e com suas palavras de ordem ajudaram o movimento a mostrar o repúdio contra medidas que visem destruir os direitos dos jovens, como é o caso da proposta aprovado na CCJ do Senado que visa reduzir para 16 anos a maioridade penal. A outra proposta defendida lá pela JS/PDT foi a ampliação das políticas de acesso a educação dentre elas o estabelecimento do ½ passe universitário teve destaque.

Durante o ato lideranças de várias organizações sociais e partidos políticos puderam fazer uso da palavra, em conjunto com diretores da UNE, UBES, UEE-Rio e parlamentares. Já na sede, ex-presidentes da entidade foram homenageados recebendo uma bandeira da UNE em sinal de respeito por sua trajetória de luta e de defesa da causa dos estudantes brasileiros e do Brasil.

Quem novamente prestigiou a juventude foi o Ex-deputado Carlos Alberto Caó, que traz sua experiência de luta para os estudantes e que também pode se reencontrar com o espaço da Praia do Flamengo, 132, uma vez que ele foi diretor da UNE durante a década de 60.

O diretor de diversidade étnica da UEE-Rio e membro da JS/PDT Bruno Franco em sua falação destacou a necessidade da juventude atuar nos movimentos sociais construindo os alicerces do poder popular.

Ao final do ato a velha guarda da Vila Isabel reforçou o tom de festejo da data e fechou o evento com um bom “show” de samba.

A JS esteve representada no ato por companheiros estudantes universitárias e secundaristas dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Volta Redonda.
Outras informações: www.ueerio.blogspot.com
Foto: Vitor Vogel

Nenhum comentário: