segunda-feira

Balanço final eleições 2008 – JS do Estado do Rio de Janeiro consegue grande vitória!

Com o término das eleições municipais de 2008 a Direção da Juventude Socialista do PDT do Estado do Rio de Janeiro já pode fazer o balanço da participação dos jovens pedetistas e do PDT.
Sem dúvida, esta eleição foi proveitosa para o PDT/RJ que cresceu bastante e conforme dados apresentados em documento pela secretaria geral da Direção Regional do PDT/RJ o partido obteve vitória em 37 cidades, elegendo: 05 prefeitos, 11 vice-prefeitos em coligação e 76 vereadores.

A JS/PDT foi o movimento de âmbito partidário que apresentou o melhor resultado eleitoral entre todos. Pela primeira vez desde sua fundação, o Diretório Estadual da JS/PDT-RJ após decisão unânime, deu apoio formal para 10 companheiros, que representaram a JS em 09 cidades dos quais 04 conseguiram ser eleitos.

As vitórias foram nos municípios do Rio de Janeiro (Leonel Brizola Neto), Niterói (Filipe Peixoto), Belford Roxo (Marquinhos Gandra) e Nova Friburgo (Professor Pierre). Destacamos que Felipe além de ter sido o mais votado do partido conseguiu a marca histórica de obter a maior votação de todos os tempos em sua cidade, Niterói.

A participação dos demais companheiros não foi menos importante, pois embora não tenham obtido a vitória no campo eleitoral conseguiram vitórias políticas. Em eleições onde o poder econômico e a o uso da máquina pública muitas vezes prevalece, todos estes companheiros cumpriram sua missão de militante, apresentando aos eleitores de suas cidades a “cara alternativa” de nossas propostas fundadas nas bandeiras de luta da juventude e dos trabalhadores.

No conjunto a JS demonstrou para todos – sociedade e PDT - que dispõe de bons quadros políticos, gabaritados em diversas áreas e com boa inserção social, certamente isso será o alicerce de futuras candidaturas de jovens pedetistas em outras eleições.
Resultados:
Candidato Município Nº de votos Desempenho Histórico
Leonel Brizola Neto Rio de Janeiro 12.988 Eleito 1ª candidatura
Filipe Peixoto** Niterói 8.206 Eleito** Já vereador
Marquinho Gandra Belford Roxo 3.492 Eleito Já vereador
Professor Pierre* Nova Friburgo 2.500 Eleito* 1ª candidatura
Daniel Costa Arraial do Cabo 170 Não eleito 1ª candidatura
Sinay Teles Japeri 62 Não eleito 1ª candidatura
Marcos Aurélio Seropédica 119 Não eleito 1ª candidatura
João Rossi Parreiras Niterói 205 Não eleito 1ª candidatura
Gerson Antunes Volta Redonda 55 Não eleito 1ª candidatura
Bruno Correia S. João do Meriti 841 Não eleito 1ª candidatura
Eloy Neto Angra dos Reis 83 Não eleito 1ª candidatura
11 candidatos 10 cidades 28.721 4 eleitos 11candidaturas
*maior votação nominal do PDT na cidade. /**maior votação nominal da cidade./ Fonte: Divulga 2008 - TSE


A Direção Estadual da JS/PDT-RJ sai deste processo eleitoral com a certeza de dever cumprido. Sem dúvida, ainda há muito trabalho pela frente, porém cada companheiro da JS que foi para as ruas, levantou uma bandeira, dialogou e lutou contribuiu para nosso resultado final que, como demonstrado, é positivo. Garantimos que os ideais de nossos líderes: Brizola, Jango, Vargas, Darcy e tantos outros continuarão sendo levados a frente por nossa geração.

Agora estaremos de volta aos movimentos sociais, pois nosso trabalho não pára, pelo contrário a eleição é apenas um dos palcos da nossa luta. Para os que venceram as eleições parabéns e contem com a JS. Será apenas mais um início. Para os que ainda não conseguiram, fiquem tranqüilos, outras eleições virão e a experiência desta os ajudará no futuro. Parabéns também por terem levantado nossas bandeiras e terem sido nossos representantes.

Muito obrigado a cada um dos ativistas da Juventude Socialista do PDT do Estado do Rio de Janeiro.

Saudações Socialistas

Everton Gomes
Presidente Estadual
Juventude Socialista do PDT – Rio de Janeiro

Nenhum comentário: