segunda-feira

UEE-RJ homenageia Carlos Alberto Caó durante sua Bienal

A União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) no dia 20 de novembro durante a cerimônia de Abertura da sua Bienal de Arte e Cultura promoveu a entrega de uma placa de homenagem ao líder negro Carlos Alberto Caó que é um dos principais ativistas da causa negra no Brasil.

Caó é jornalista e começou sua militância no movimento estudantil bem jovem, por volta dos 15 anos de idade.Ele foi o primeiro presidente negro da União Estadual dos Estudantes da Bahia(UEE-BA) e também foi o primeiro negro a ocupar uma vice-presidência da UNE, quando esteve a frente da pasta de relações internacionais. Outro destaque da história de vida deste líder é a sua ação política enquanto parlamentar da bancada do PDT-RJ quando conseguiu aprovar a Lei que criminaliza a prática do racismo no Brasil, sua ação foi tão marcante que a Lei foi batizada com seu nome – Lei Caó – e hoje é um importante instrumento na luta contra o preconceito racial e a igualdade de direitos para todos.

A iniciativa da homenagem é da Diretoria de Diversidade Étnica da UEE-RJ que é ocupada pelo estudante e militante da JS/PDT – RJ Bruno Franco, que disse: “Caó é um símbolo da luta contra o racismo no país. Fazer esta homenagem é apenas um singelo agradecimento de todos os estudantes do Rio de Janeiro, negros ou não, por todo seu passado e presente de luta contra o preconceito racial. A UEE-RJ luta contra o preconceito de qualquer tipo e esta homenagem marca a posição da entidade neste sentido.”
fotografia: UEE-RJ / http://www.flickr.com/photos/bienalrio/page4/

Nenhum comentário: