quinta-feira

JS PDT e Reinventar presentes na Conferência Carioca de Juventude


Com mais de 1200 credenciados, a 1ª Conferência Carioca de Juventude foi a maior realizada no Brasil e terminou no último domingo com o mais importante dos saldos: a unidade na diversidade. Jovens das mais variadas formações e representatividades da cidade do Rio de Janeiro puderam vivenciar durante dois dias um processo participativo que resultou na aprovação de 10 prioridades e a eleição de 90 representantes, os chamados delegados, que serão a voz da juventude carioca na etapa estadual.
 
A Conferência começou no sábado (17/09), superando as expectativas, o que demonstrou a vontade de participação e mobilização dos jovens da cidade e terminou no domingo.

O presidente estadual da JS PDT, Everton Gomes, eleito delegado, exaltou a grande participação dos brizolistas no evento. Ele destacou: “foi excelente, aprovamos todas as propostas que apresentamos na tese “Reinventando a Juventude Carioca”. Realmente a JS e o Reinventar estão de parabéns. Na conferência estivemos presentes com uma grande delegação com cerca de 80 jovens de vários cantos de nossa cidade reafirmando nossa cultura política e força”, concluiu.

Bruno Franco, coordenador do núcleo Abdias Nascimento, foi enfático: “Nossa militância foi fundamental para aprovar não só a bandeira histórica do turno integral, mas também conseguimos inserir dentre os principais pontos o retorno dos pré-vestibulares comunitários que são fundamentais para o jovem negro e de baixa renda conseguir acessar a universidade, concluiu ele.

Dentre os presentes o Presidente da Comissão de Juventude da Câmara Rio Leonel Brizola Neto (PDT-RJ) foi bastante saudado. Além dele, outras diversas autoridades do poder público municipal, estadual, federal, bem como representantes de organizações como a União Nacional dos Estudantes participaram do ato.

O encontro do final de semana fez parte da primeira etapa de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, marcada para ser realizada na capital Brasília de 9 a 12 de dezembro. Agora, a juventude carioca se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude, que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.

Nenhum comentário: