sábado

Núcleo LGBT da JSPDT participou da Pré Conferência regional LGBT do Rio de Janeiro


O Núcleo Cazuza de Diversidade LGBT que integra a Juventude Socialista do PDT do Estado do Rio de Janeiro representou os jovens brizolistas na Conferência de Políticas de Direitos Humanos e LGBT que aconteceu na última semana (domingo, 19), realizada na Academia de Polícia (Acadepol), no Centro do Rio. O evento foi organizado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do governo estadual.

Para os jovens brizolistas a atividade serviu para debater e aglutinar experiência, além de trocar contatos e se inserir na puta LGBT. A JS do Estado do Rio de Janeiro é pioneira no país, ao lançar o primeiro núcleo de debate específico da causa LBGT em todo o PDT.

Fabiane Karine, que é Coordenadora do núcleo Cazuza, destacou a importância da atividade para a JS: “...estamos sendo vanguarda dentro do PDT no que tange a organização do nosso segmento LGBT. Para nós estar aqui hoje é uma grande responsabilidade, mas também um grande desafio. O PDT é vanguarda na luta em defesa de várias minorias e a questão da luta contra o preconceito e pelo fim da homofobia também é nossa pauta. Com nosso núcleo pretendemos trazer para o partido e para nossa JS o debate atual sobre os temas LGBT e também construir e levar para o movimento as idéias que nossa organização tem. Apenas para relembrar nos últimos tempos o próprio Ministro Lupi foi fundamental na aprovação do convenção da OIT que estabeleceu o fim da demissão imotivada que tinha no público LBGT suas principais vítimas. Sem dúvida, nós brizolistas, temos muito a acrescentar no debate., finalizou Fabiane.

Durante o encontro os jovens do PDT conversaram com o Deputado do PSOL, Jean Wyllys, sobre suas ações, inclusive aquelas em conjunto com a bancada do PDT na Câmara dos Deputados. Na conversa lembraram da ação de mobilização realizada em conjunto com o Deputado Brizola Neto contra as declarações homofóbicas de um deputado da oposição contra a artista Preta Gil.

Após o debate realizado em diferentes comissões temáticas, o plenário se reuniu para deliberar sobre as propostas e moções apresentadas pelos ativistas e eleger os delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em novembro. A JS conseguiu eleger delegados que estarão presentes nas próximas etapas.

Fotografia: Roberta, Washington Junior, Fabiane Karine, Deputado Jean Wyllys(PSOL), Everton Gomes e Helder Franco



Nenhum comentário: