domingo

JS PDT aprova #CarlosAraujoNAO!



O Diretório Estadual da Juventude Socialista do PDT do Rio de Janeiro realizou neste sábado (11/11) sua reunião mensal que contou com presença de representantes de diversos municípios, além de dirigentes da UNE, UBES, UEE-RJ, UEES-RJ, jovens que atuam no Movimento LGBT, Reinventar e Movimento negro dentre outras lideranças de entidades que compõem o amplo arco de movimento da juventude. Os jovens discutiram uma pauta extensa que avaliou desde a participação do PDT e sua juventude na eleição 2012 até o lançamento de uma campanha de repúdio ao retorno do ex-deputado Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma, ao PDT.

Durante boa parte da atividade os militantes fizeram uso da palavra apresentando aos presentes suas percepções sobre o processo eleitoral que acaba de terminar nas cidades do Brasil. Para muitos dos que falaram esta eleição foi muito dura para o PDT sendo necessário buscar uma atuação mais próxima à sociedade e um maior destaque das ditas “bandeiras históricas do partido” como forma de melhorar o desempenho eleitoral.

A educação e os direitos humanos foram citados como programas que o partido deve voltar a se debruçar para mostrar para a população que nossas ideias continuam sendo bastante atuais. Nesta etapa dos trabalhos foi apresentado um breve balanço sobre a participação da JS em candidaturas por todo Estado do Rio. A JS teve 97 candidatos e conseguiu cerca de 8 por cento dos votos absolutos do Rio.

Num dos pontos polêmicos da reunião, o vice – presidente nacional da JS, Everton Gomes, discorreu sobre fatos que vem sendo veiculados pela imprensa nacional e que apontam pretensões do ex-deputado gaúcho Carlos Araújo de retornar ao PDT.

Segundo as notícias Araújo, que é ex-marido de Dilma Rousseff, associou-se a grupos críticos dentro da legenda e retornaria com propósito de derrubar a direção nacional, em especial o ex-ministro Carlos Lupi do comando partidário. Após a explanação do dirigente socialista, que lembrou o episódio de saída de Araújo, quando ele fez parte de dissidência do PDT em momento conturbado. O jovem enfatizou que o ex-deputado esteve fora do partido por muitos anos, inclusive em momentos difíceis pelos quais o PDT passou após a morte do Líder Leonel Brizola. Os dirigentes da JS criticaram aquilo que denominaram de arrogância do ex-deputado que mesmo fora do PDT há muitos anos promove uma série de críticas em declarações pela imprensa querendo ditar os rumos do partido e questionando a forma como o ex-ministro Carlos Lupi conduz a legenda.

A JS aprovou apoio à medida estatutário que faculta a executiva nacional permitir ou não o retorno ou ingresso de figurões da política nacional em suas fileiras. Para os militantes da JS Araújo é “persona non grata” no PDT e deve ser impedido de retornar. No mesmo sentido foi lançado um “tuwitaço” usando o hashtag (palavra de ordem virtual) #CarlosAraujoNAO! A JS aprovou a moção de repúdio* ao retorno e declarações de Araújo por unanimidade.

Finalizando o encontro se fixou novo calendário de reuniões estaduais e municipais da juventude e também foi acertado que será realizado um encontro de formação política em todas as reuniões estaduais. A próxima reunião da juventude pedetista será em dezembro.

*MOÇÃO DE REPÚDIO  

Aprovamos moção de repúdio ao ex-deputado Carlos Araujo por suas declarações veiculadas por órgão de imprensa em que se diz associado a grupos internos do PDT, que desejam construir seu retorno a nossas fileiras com intuito de dividir o partido e derrubar a atual direção nacional comandada pelo ex-ministro Carlos Lupi. Para nós da JS - PDT do Estado do Rio de Janeiro Carlos Araújo é "persona non grata" no PDT e repudiamos seu retorno.“ 

Diretório Estadual da Juventude Socialista do PDT - Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2012.

4 comentários:

Anônimo disse...

Carlos Araújo se afastou da vida partidária mas nunca deixou de ser Brizolista e PDT e quer retornar pra somar mais uma vez no PDT,tem história ,serviços prestados ao partido e toda a legitimidade não só pra voltar como pra crítiticar a forma autoritária com que Lupi comanda o partido.voltará como um legítimo trabalhista,
um filho pródigo e voltará pelo Riogrande!aliás FORA LUPI LADRÂO!!

Martin Fierro disse...

Ridículo a js pdt do rio de Janeiro se render aos capricho do Lupi,lupi não tem liderança nem envergadura moral pra vetar a entrada de um companheiro como Carlos araújo ou pra ditar os rumos de um partido como o PDT de Brizola,estou descepcionado com a juventude que alias esperava uma postura mais democrática e renovadora,mas pelo jeito tá no bolso do Lupi!

André Fortes disse...

É estarrecedora a mediocridade politica e intelectual deste (felizmente) punhado militantes da JS/PDT-RJ. O que resta após esta inpostura é recomendar a exclusão da palavra Socialista desta organização de 'Velhos Jovens' que se arrepiaram e horrorizaram com o debate politico, e pasmem, com o contraditório e o espirito de rebeldia do agitador politico, ex. Guerrilheiro e lider de Esquerda Carlos Araujo. Como ex militante e dirigente da JS/PDT e militante do PDT de Brizola, Darcy Ribeiro, Luis Carlos Prestes, Francisco Julião, Abdias do Nascimento, Jackson Lago, Alceu Collares... permito-me ratificar meu pedido retirem o Socialista da denominação desta reacionaria e LUPISTA JS/RJ.

Márcio C. Rosa disse...

Essa postura antidemocrática e reacionária da JS PDT do Rio,comprova o nível do aparelhamento que o Lupi atingiu no PDT,a juventude que outrora sempre foi uma trincheira permanente de rebeldia e democracia interna agora se torna uma braço a serviço dos desmandos da cúpula.Fui Presidente da JS PDT de São Borja,no Rio Grande do Sul e ao longo de minha trajetória política nunca vi a js ou qualquer outro orgão do partido se insurgir contra algumas filiações consideradas fisiológicas,entretanto quando um grande trabalhista como Carlos Araújo,com história e muitos serviços prestados ao partido deseja retornar a juventude á mando do Lupi quer vetá-lô,lamentável essa postura.Não vamos aceitar veto,muito menos de quem não tem autoridade moral nenhuma pra faze-lô.