sexta-feira

JUVENTUDE PALESTINA É ATACADA PELO GOVERNO DE ISRAEL - #PalestinaLIVREJá!



A Juventude Socialista do PDT recebeu comunicação do  Movimento Juvenil Fatah na Palestina informando que ontem (29/05/13) à noite, as forças da ocupação israelense prenderam 20 ativistas do Fatah Youth Movement "FYM" em Jerusalém. Entre os presos esta o secretário-geral da FYM na Palestina "Mohammad Matar" e os líderes da FYM em Jerusalém Sami Ghalie e Thaer Anees.

O propósito desta nova ofensiva israelense é promover por meio da detenção e da  prisão uma política que afaste  a juventude palestina de suas constantes ações de rejeição à ocupação, até mesmo das manifestações por  métodos pacíficos garantidos pelo direito internacional.

É interessante notar que estes 20 ativistas presos se juntarm  aos mais de 4.800 prisioneiros em  prisões da ocupação, dentre eles 107 detidos antes dos Acordos de Oslo.

O FYM é uma organização internacional com a qual mantemos relações de amizade e solidariedade  e compartilhamos ações a partir da IUSY ( International Union Socialists of Youth) que tem na JSPDT sua representante brasileira.

Aqui no Rio de Janeiro, no fim do ano passado promovemos a palestra “A Questão Palestina e as Nações Unidas”, quando os militantes puderam discutir a temática do conflito no Oriente Médio. Face aos últimos acontecimentos estamos estudando novas manifestações de apoio e solidariedade a causa Palestina e desde já ratificamos nosso repúdio completo as ações de violência sistemática promovidas pelo governo de Israel.

A nota pública da FYM afirma o seguinte:

1 - FYM condena a prisão de seus líderes e membros, e enfatiza que a política ilegal de prender jovens palestinos não vai impedir a FYM do exercício de resistência popular.

2 - FYM convida seus amigos ao redor do mundo para tomar medidas sérias contra o Estado de Ocupação, inclusive boicotando produtos de liquidação, impondo sanções e a apoiar a Palestina a ter direito de ingressar no Tribunal Internacional de Justiça.

3 - A FYM confirma que a paz e a segurança não prevalecerão, sem a libertação de todos os palestinos prisioneiros. Chamamos particularmente para a libertação imediata dos 107 prisioneiros palestinos que estavam presos antes do Acordo de Oslo. Ao mesmo tempo, apelamos para a imediata libertação do nosso camarada Marwan Barghouthi, e todas as autoridades palestinas eleitas democraticamente.

4 - FYM enfatiza que o fim da ocupação é a chave para a paz na região, e que todos os planos economicos permanecerão incompletos, ao menos que sejam acompanhados  com o progresso político que leve ao fim da ocupação.

5 - FYM acredita que a única maneira de trazer a paz ea segurança na região é acabar com as injustiças. Nesse sentido, apelamos a todos os nossos parceiros para aumentar os seus esforços para alcançar uma paz justa e duradoura, inclusive boicotando a ocupação israelense, boicotando o serviço militar israelense no Estado Ocupado da Palestina, da Ocupação das Colinas de Golã (Síria) e das fazendas Sheba'a  (Líbano) e colocando mais pressão sobre seus governos para assegurar que as campanhas diplomáticas palestinas, a fim de tornar-se parte de tratados internacionais e organizações internacionais tenham sucesso, a fim de mostrar que a diplomacia é o caminho certo para a paz.

Nenhum comentário: