sexta-feira

JUVENTUDES LUSÓFONAS CRIAM CAMPANHA PARA QUE A LÍNGUA PORTUGUESA SEJA ADOTADA NA IUSY




A Juventude Socialista do PDT (JSPDT/Brasil), a Juventude do Partido Africano da Independência (JPAI/Cabo Verde) e a Juventude Socialista (JS/Portugal) firmaram acordo de cooperação durante o último dia do Conselho Mundial da IUSY (09/05), em Dortmund/Alemanha, e passarão a atuar unidas em defesa da introdução do idioma português como uma das línguas de trabalho da International Union Socialist of Youth (IUSY).


Em caso de êxito a empreitada permitirá que a língua portuguesa se junte ao espanhol, ao inglês e francês que já são adotadas pela entidade. No acordo construído se comprometeram  a buscar novos parceiros junto às demais organizações de fala lusófona que não estiveram no evento.

O Secretário de Relações Internacionais da JS (Portugal) Igor Carvalho, falou que: "construir esta novo momento na IUSY ainda vai depender de muito trabalho, mas o passo dado neste conselho certamente será decisivo para o fortalecimento das juventudes lusófonas dentro deste fórum internacional". Para o Vice-Presidente da JSPDT, Everton Gomes, “caso consigamos que a IUSY adote o uso do Português isto será muito importante, pois permitirá que nossa mensagem chegue para mais jovens. Por exemplo, no Brasil, maior país que fala o português no mundo, os jovens que não dominam outros idiomas teriam maior facilidade e poderão ser incluídos acessando diretamente as informações da IUSY."


As três delegações aproveitaram o evento e lançaram a logotipo desenhado pela artista Susanne Asheuer que será o carro chefe da campanha “Fala IUSY" de uso do Português na organização.

O Conselho Mundial da IUSY terminou ontem no fim do dia fazendo um chamado a construção de um mundo melhor pra todos e convidando os presentes para o Workers Youth Festival (Festival da Juventude Trabalhadora). O Presidente da JSPDT, Luiz Marcelo, avaliou a atividade dizendo: “Este sem dúvida foi uma atividade que marcou muito para nós da JSPDT. Aqui em Dortmund obtivemos grande êxito em nossa participação, conseguimos inserir o tempo integral na resolução de educação e estreitamos nossa relação com as organizações lusófonas através da defesa do português como nova língua de trabalho. O balanço geral foi muito positivo!”

Fonte: www.jspdt.org
Imagens: Susane Asheuer e outros

Nenhum comentário: