quinta-feira

IUSY APROVA EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO MODELO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO


Os jovens socialistas, social-democratas e trabalhistas de todo o mundo estão reunidos em Dortmund, Alemanha participando das atividades do Conselho Mundial da IUSY ( International Union of Socialist Youth) onde discutem a atualização da agenda política da juventude e a construção de novos caminhos para os efeitos da crise mundial.

Na tarde de ontem a delegação brasileira da juventude socialista do PDT conseguiu uma grande vitória. A emenda sobre educação apresentada pelos brizolistas obteve apoio da maioria dos delegados e se tornou parte do texto final aprovado. Pelo novo texto o conceito educacional que a juventude dos partidos que compõem a IUSY defenderá a partir de agora é: educação pública, gratuita, de qualidade e em tempo integral.

Everton Gomes, vice-presidente da JS, integrante da representação brasileira no evento comemorou a conquista brizolista, dizendo: “Para nós da JS a aprovação do modelo de educação integral dos CIEPs de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola como modelo educacional que a juventude progressista passa a defender a partir de agora é um grande avanço. Isto ratifica o compromisso de nossa organização com a educação e mostra que os caminhos apontados pelos nossos líderes já na década de 80 estavam na vanguarda da educação mundial. No mesmo sentido o presidente da JS, Luiz Marcelo, aponta que: “ o apoio e a estrutura que a direção nacional do PDT vem dando para a JS foram fundamentais para este êxito histórico. Mostramos que a Juventude Socialista possui quadros qualificados que podem representar o partido com eficiência e expressão no Brasil e nas organizações internacionais. Estamos muito contentes, agora nosso CIEP é global ” Falou-nos o dirigente”.

O vice-presidente da IUSY, Felipe Jeldres, da Juventude Socialista do Chile, disse que a nova resolução faz um chamado aos governos progressistas de todo o mundo. Segundo ele, "agora precisamos cobrar de nossos representantes o compromisso de desenvolver o modelo educacional aprovado por nós neste conselho. A educação de qualidade é um direito de todos e só a sua defesa e implantação será possível construir um mundo mais justo."

As atividades do Conselho Mundial continuam hoje quando debaterão resoluções sobre violações de direitos humanos em vários países, a defesa de políticas ambientais sustentáveis, o conflito árabe-palestino dentre outras questões.

Nenhum comentário: