segunda-feira

DILMA DEBATE REFORMA POLÍTICA COM JOVENS


O governo deve lançar, no próximo dia 8 de julho, o Observatório Participativo, uma plataforma virtual e física de consulta à sociedade civil a partir das redes sociais. O anúncio foi feito pela secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, após reunião, nesta sexta-feira (28), entre a presidenta Dilma Rousseff e representantes de movimentos da juventude. O vice-presidente nacional da JS PDT, Everton Gomes, participou da reunião. 
 
“A pauta girou muito fortemente em torno de uma demanda da juventude por aprofundamento da participação, da democracia, com a reforma política. Fazendo com que a gente consiga ampliar a participação dos jovens também no sistema político, além de que a opinião deles no plebiscito possa ser mais incorporada nas instituições”, afirmou Severine.
 
Segundo a secretária, houve um consenso em torno da proposta de reforma política por meio de plebiscito. Entre as entidades presentes, estavam o Conselho Nacional de Juventude, União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Movimento Sem Terra, Pastoral da Juventude, Marcha das Vadias, Coordenação das Entidades Negras, Levante Popular da Juventude e Rede fale, Juventude Socialista do PDT, JPT, JSB, JPMDB e JPPL, além do Movimento Reinventar.

“O consenso das organizações de juventude em relação à proposta de reforma política. Não só uma proposta de reforma política que seja discutida a partir de referendo com o Congresso Nacional. (…) Mas hoje, a partir do plebiscito, o povo tem a oportunidade de apresentar essa pauta da reforma política”, afirmou Alessandro Melchior Rodrigues, presidente do Conselho Nacional da Juventude.
 
Everton, falou sobre "a importância de aproveitar este momento político como uma oportunidade que as ruas dão aos governos. Avançamos muito, mas temos muito pra construir ainda. Essa galera na rua esta muito bem. As pautas são difusas, mas percebemos que a rapaziada quer mudança e luta por estes direitos nas manifestações. Por último devemos saber que o gigante acordou, mas precisa escutar quem nunca dormiu. É importante que quem esta na rua entenda que a juventude que esta organizada pode ser mais um elemento pra ajudar a construção de um Brasil melhor. Nas ruas hoje não tem dono de nada, espero que estejamos todos reinventando juntos nosso Brasil," concluiu o jovem.

Nenhum comentário: