quarta-feira

PDT PARTICIPA DO FORO DE SÃO PAULO


SOLIDARIEDADE. Essa foi a palavra mais usada nesses dois dias desde o início do Foro de São Paulo que reúne representações dos partidos políticos da América Latina e do Caribe além de convidados de outras regiões do mundo na 19ª edição do encontro na cidade de São Paulo, SP.

Com a presença do presidente nacional da JS PDT, Luiz Marcelo e outros jovens dirigentes, a delegação do PDT participa do evento expondo sua história e ajudando a somar forças para a verdadeira integração e solidariedade da América Latina nesse momento tão distinto que vive nosso país.

Participantes do encontro de juventudes, os jovens latinos americanos debateram nos últimos três dias, a conjuntura da região, expondo suas visões, os problemas e lutas da juventude em cada país no 5° encontro de juventudes encerrado hoje dia (31/07).

Everton Gomes, vice-presidente da JS PDT, em sua intervenção, ressaltou a necessidade do aprofundamento do diálogo entre as diferentes organizações integrantes do Foro de forma a construir propostas concretas para garantir mais avanços para a juventude latino americana. Além disso, encaminhou ao plenário uma proposta de apoio ao substitutivo do PL 323/07 que visa a destinação de cerca de 300 bi advindos de todos os recursos do pré sal para a educação em contraponto à proposta do governo brasileiro que destinaria apenas os rendimentos futuros que alcançariam cerca de 29 bi.

Solidariedade e integração da América Latina é algo fundamental para o desenvolvimento da juventude e dos países, isso foi ponto comum em todas as intervenções feitas por jovens companheiros de Cuba, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Brasil, e outros que participam do encontro de juventudes do Foro.

Outro ponto marcante foi a participação da companheira Fátima do Saara Ocidental, região que busca autonomia do Marrocos, a companheira Fátima emocionou a plenária ao expor a vida de refugiados que vivem, assim como ela, as mulheres e jovens de sua região que não tem acesso à educação, e nenhum outro serviço básico por conta dos processos políticos e guerra que se ocorre há anos por conta da disputa territorial entre o movimento Frente Polisário e o Marrocos.

 A companheira questionou e emocionou a todos ao demonstrar que os direitos humanos inexistem para as crianças, jovens e famílias do Saara Ocidental.

Além do encontro de juventudes, a delegação do PDT programou sua participação em outras atividades que estão por vir nos próximos dias do Foro.

O Foro de SP acontece entre os dias 29 de Julho à 04 de agosto em SP. 

Nenhum comentário: