terça-feira

JOVENS SOCIALISTAS SE REÚNEM NO URUGUAI


Dirigentes do Comitê Americano da IUSY e representantes de outros comitês.

Encerrou-se hoje (11/11/2013) a reunião do Comitê Americano da International Union Socialist Youth (IUSY) que ocorreu desde o dia 6 de novembro em Montevidéu, Uruguai e contou com a participação de jovens socialistas, socialdemocratas e trabalhistas de várias partes do mundo, mas especialmente das organizações das Américas. Os jovens puderam participar também do Seminário Internacional "En todo el mundo, para cambiarlo - Jóvenes de Izquieda debaten sobre Juventudes, Política y Gobierno", organizado pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung - Uruguai (FESUR) em parceria com Olof Palme International Center(Suécia) e que visou à integração das pautas da juventude em todo mundo. O Brasil foi representado nas atividades por dois jovens dirigentes do PDT, Luiz Marcelo Camargo e Everton Gomes, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Juventude Socialista do PDT (JS).

Presidente Nacional da JS Luis Marcelo ( esquerda sentado), Vice-Presidente Nacional Everton Gomes ( centro/camisa branca, Yandira Sandoval (PRD México).

Durante o seminário aconteceu o painel: "Políticas de Juventud en la región: Presentación de buenas practicas" que teve como palestrante o Vice-Presidente da JS, Everton Gomes, falando sobre a implementação do Estatuto da Juventude no Brasil e que obteve grande repercussão entre os presentes. Juntamente com ele falaram também Sebastian Nelchior, representante do "Gabinete Jovem da Provincia de Santa Fé", pela Juventude Socialista da Argentina e Matias Rodriguez(FLS_FA/ Diretor do Instituto Nacional de Juventude - Uruguai).

Ao longo do encontro o ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez, do Partido Socialista foi recebido com grande entusiasmo pelos participantes e por cerca de uma hora discursou sobre o desafio de fazer avançar o socialismo com a atuação dos jovens. Tabaré é o provável candidato da Frente Ampla, coalisão de esquerda que dirige o Uruguai hoje, mas que precisará de um novo candidato nas eleições nacionais, já que, o presidente Pepe Mujica não pode disputar a reeleição segundo a legislação do país.

No Comitê os representantes da JS apresentaram seu informe político que fez um balanço da conjuntura nacional e detalhou o quadro eleitoral 2014, sua posição de condenação aos leilões do Pré-Sal empreendidas pelo governo brasileiro, análise sobre manifestações no Brasil, entre outros temas.

Para o Presidente Nacional Luiz Marcelo, a atividade foi uma grande oportunidade de conhecer a ação política da esquerda no mundo e absorver novos conceitos para o PDT inclusive apresentando aos participantes a doutrina dos Trabalhistas Brasileiros. Já Everton enfocou o avanço da participação da JS na IUSY, dizendo “ficamos um pouco afastados da IUSY e mesmo do debate internacional, mas afirmo que hoje somos novamente uma das organizações de maior relevância no cenário que engloba as juventudes socialistas do mundo. Efetivamente isso é fruto de uma sequencia de participações com qualidade e graças ao apoio irrestrito que a JS recebe do PDT nacional. O Brasil é um ator importante no cenário mundial sendo muito importante enquanto organização nos inserir nestes espaços ampliando nossos horizontes." finalizou.

As atividades terminaram ontem e tiveram a participação de importantes lideranças da Frente Ampla e outras organizações que compõem as organizações de esquerda de todo mundo. A IUSY é representada no Brasil pela Juventude Socialista do PDT e reúne as juventudes partidárias e movimentos ligados a Internacional Socialista.


Nenhum comentário: