sexta-feira

50º CONUNE - balanço da participação do movimento Reinventar!

Agora que todo mundo voltou de Brasília e eu também ....vamos lá.....demorou, mas as notícias do 50º CONUNE estão aqui....saindo do forno...rsss

Foram quatro dias de intensos debates em que a juventude brasileira, de norte a sul, de leste a oeste trabalhou para decidir quais os melhores caminhos para reinventar o Brasil.

O 50º CONUNE contou com a participação de um quantitativo que beirava oito mil jovens das mais variadas tendências, sendo o maior congresso dos 70 anos da UNE.
A Juventude Socialista do PDT marcou sua presença integrando o grupo de estudantes que defenderam a Tese: REINVENTAR O BRASIL E O MOVIMENTO ESTUDANTIL, que foi composta por alunos de instituições de ensino superior públicas e privados dos estados: do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Paraná, Maranhão, Tocantins, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará e Amazonas.

A nossa participação foi bastante efetiva, os companheiros se dividiram e participaram de vários grupos de trabalho, em especial o de Direitos Humanos, que contou com a participação do Presidente Nacional da JS/PDT Deputado Brizola Neto e também do Senador Cristovam Buarque além de outras personalidades políticas e artistas.

Um grande momento deste congresso sem dúvida foi o “ato/passeata” que cortou Brasília e levou a cara de indignação dos jovens estudantes até os pés do Banco Central e de lá exigiram o Fora Meirelles! E também o fim da política econômica de arrocho fiscal e de juros altos.

Além de política e muita integração o CONUNE contou com várias atividades culturais, com apresentações de bandas, tendas de som eletrônico e outros atrativos.

O movimento Reinventar aproveitou o congresso apresentando aos presentes todas suas propostas de mudança para o país. Na tese, temas como conjuntura nacional e internacional, GLBT, meio-ambiente, desenvolvimento, cultura, políticas e ações afirmativas entre outros pontuaram o material e mostraram mais uma vez que temos propostas sólidas para construir um novo Brasil mais igual e melhor.

A bancada do Rio de Janeiro teve grande destaque entre as presentes. Com um número reduzido, porém com uma bagagem política bastante expressiva os jovens cariocas foram decisivos em muitos momentos com suas intervenções, dedicação, trabalho e ousadia e deste modo demarcaram o seu lugar no movimento estudantil brasileiro.

Sem dúvidas essa foi uma das melhores participações da JS em congressos da UNE. Todos estão de parabéns. Claro, um parabéns especial para os anfitriões do DF que fizeram nossa passagem por lá mais agradável e dinâmica, potencializando a participação de todos os estados.

Agora é construir nosso movimento pós CONUNE em todos os cantos do Brasil, em cada sala de aula, faculdade, universidade, em cada DCE, CA, e em qualquer lugar que possamos REINEVENTAR O BRASIL E O MOVIMENTO ESTUDATIL.
O Resultado final da eleição para a escolha da Direção da Entidade foi o seguinte:
  • UNE Livre (grupo estudantil que defende o Software Livre) – 7 votos
  • Multiplicidade (PSDB) – 2 votos
  • UNE Livre e Democrata (DEM, ex-PFL)– 1 voto
  • Deus, frente de paz ("encabeçada" por um católico fervoroso levado pela UJS) – 5 votos
  • Um passo a frente (APS, UJC, ENLACE, MES, CSOL, Domínio Público e CST) – 232 votos
  • Mais uma dose (PPS) – 73 votosRebele-se (PCR) – 92 votos
  • Juventude Petista (AE, O Trabalho, MPT e Articulação Estudantil) – 279 votos
  • 1º de fevereiro (UJS, MR8, Articulação Unidade na Luta, DS, JSB e JS/PDT) – 1.802 votos
  • Obs.: Duas chapas se retiraram: A UNE de volta pra luta (Prestistas) e AJR (PCO).
  • Brancos e nulos – 33Total – 2.526 votos
Quer ver mais, entre nestes links: reinventar o Brasil e números do congresso

Nenhum comentário: