segunda-feira

JS do Rio faz bela Assembléia Municipal e decreta: O Rio que a Juventude quer é Brizolista!

O tema da Assembléia Municipal da JS carioca era uma pergunta: Qual o Rio que a Juventude quer? A resposta na ponta da língua dos presentes ao evento foi: O Rio que a Juventude quer é Brizolista! Esse foi o nome da chapa única, encabeçada pelo companheiro do núcleo “Esquerda Trabalhista” Bruno Sereno.

Durante todo o dia a movimentação de jovens militantes foi grande na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini local onde foi realizada a assembléia. Os jovens se revezaram assistindo a palestras que trataram do Trabalhismo e Socialismo, ministrada pelo professor Aurélio Fernandes, Políticas de Emprego para Juventude apresentada pelo Secretário Geral da JS/PDT Estadual - RJ e representante do Ministério do Trabalho e Emprego Renato Ludwig e por último a palestra proferida pelo vereador carioca Pedro Porfírio versando sobre Política Municipal de Juventude, além é claro de debates.

O evento também teve apresentação de vários vídeos, chamando atenção especial, o vídeo -clipe da música “Falluja”, que é um questionamento sobre a relação imperialista dos EUA/ Bush com os povos pelo mundo e que faz alusão para a situação de conflito no Oriente Médio. O autor da música, o “rapper” Gutierrez, estava presente na assembléia por ser membro da JS local e fez uma saudação para a “galera”. Outro destaque foi o núcleo Parque Royal/ Ilha do Governador composto por jovens portadores de deficiência auditiva que apresentaram suas propostas e com a ajuda de um intérprete de sinais presente puderam participar ativamente do evento.

A JS também fez duas homenagens no encontro, foram apresentados e aprovados os títulos de membros honorários da Juventude Socialista para os companheiros Alexandre Garcia, agora ex-presidente da JS no município, e também para o companheiro do MAPI e membro da executiva estadual do PDT/ RJ Manoel Valim.

Sem dúvida o ponto alto da Assembléia foi quando durante a defesa da chapa foi feito anunciado o lançamento por consenso e aclamação dos presentes da pré-candidatura do Presidente Nacional da JS/PDT Deputado Brizola Neto à prefeitura do Rio. Neste momento a plenária deu início a várias palavras de ordem inclusive com uma paródia de um “grito de guerra” já tradicional da JS: Brizola! Guerreiro! Do povo brasileiro! O novo grito, puxado na ocasião foi: Brizola! Prefeito! Do Rio de Janeiro! Após então, o Deputado, que antes do lançamento, já havia falado da necessidade dos setores políticos cariocas construírem uma forte aliança do campo da esquerda, popular e democrática para recolocar o Rio nos trilhos, solicitou a palavra e disse que estava honrado com o apoio da JS e que acha importante que o PDT tenha nomes fortes como alternativa para a população, mas que ele esta a serviço do partido e crê que juntamente com os diversos setores da esquerda carioca deva ser travado um debate franco, sem maiores “estrelismos” e vaidades para decidir quem será o nome para a disputa. Ele diz que está bastante tranqüilo e com sandálias da humildade, assim como o PDT.

Ao fim, foram eleitas direção e diretório, sendo um fator especial da chapa sua composição bem ampla, com representação de setores jovens de diversos movimentos sociais da cidade.


Ainda durante a plenária final foram aprovadas diversas moções, entre elas: contra a transformação de um CIEP, em Volta Redonda, em uma fábrica de produtos esportivos; Repúdio à direção do Hospital Souza Aguiar pela morte de um jovem por falta de atendimento enquanto funcionários bebiam e festejavam do lado de fora; Apoio à lei de autoria do Dep. Brizola Neto em relação ao controle de mensalidades; Apoio ao fim da cobrança de taxas de inscrição no vestibular em todo o estado.

A chapa - O Rio que a Juventude quer é Brizolista! Foi composta assim:

Presidente: Bruno Sereno (núcleo Esquerda Trabalhista) Vice-Presidente: Alex Cardoso (núcleo CJAN)Secretário Geral: Willian Rodrigues (núcleo CJAN)Tesoureiro: Mariana Fernandes (núcleo círculos bolivarianos) Secretário de Movimento Estudantil Universitário: Júlio César Barros (núcleo UERJ) Secretário de Movimento Estudantil Secundarista: Pedro Gama (núcleo CIEP Nação Mangueirense - Leonel Brizola) Secretário de Comunicação: Joildo Machado (núcleo círculos bolivarianos) Secretário de Movimentos Sociais: Anderson da Silva (núcleo CJEN) Secretário de Capacitação Política: Wendel Pinheiro (núcleo Esquerda Trabalhista).
Foto:Bruno Sereno, Presidente eleito da JS - MunicipalRJ

Nenhum comentário: