quinta-feira

Novo ProJovem vai abrir mais de 4 milhões de vagas até 2010

Brasília - O governo federal lança hoje (5), às 11 horas, no Museu da República, o novo ProJovem, um programa unificado de juventude para ampliar o atendimento aos que estão fora da escola e excluídos dos cursos de formação profissional. O objetivo é aumentar o número de vagas ofertadas até 2010, passando das atuais 500 mil para 4,2 milhões.

Segundo o governo federal, o novo ProJovem vai possibilitar a ampliação da faixa etária dos beneficiários, que antes era de 15 a 24 anos, para até 29 anos. Um conselho gestor será criado com a finalidade de monitorar, acompanhar e avaliar a execução do programa, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O colegiado será formado por membros dos três ministérios envolvidos no ProJovem: Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Educação; Trabalho e Emprego. Para participar de uma das subdivisões do programa, o jovem tem que estar frequentando a escola.

O novo ProJovem nasceu da unificação de cinco programas já existentes (Agente Jovem; Saberes da Terra; ProJovem; Juventude Cidadã e Escola de Fábrica), e resultou em quatro subdivisões: ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Trabalhador e ProJovem Adolescente.

O ProJovem Urbano, destinado a jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever, tem o objetivo de elevar o grau de escolaridade desse grupo, visando à conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional, além do desenvolvimento de ações comunitárias e exercício da cidadania.

Inicialmente, o programa oferecerá formação nas seguintes atividades: extrativista florestal de produtos regionais, auxiliar de produção cultura, ladrilheiro, cozinheiro, almoxarife, pintor, eletricista, instalador de linhas e aparelhos de telecomunicações, guias de turismo, recepcionistas de hotel, operador de computador, monitor de esporte e lazer, costureiro, fotógrafo, joalheiro e caseiro. Para 2008 estão previstas 250 mil vagas.

No ProJovem Campo, o objetivo é elevar a escolaridade, qualificação social e formação profissional dos jovens da agricultura familiar, entre 18 e 29 anos. O ensino fundamental será oferecido em “regime de alternância”, com presenças na sala de aula e atividades desenvolvidas no espaço familiar e comunitário. Vagas ofertadas para 2008: 35 mil.

O objetivo do ProJovem Trabalhador é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para buscar ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os desempregados, com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. A previsão é de abertura de 320 mil vagas no ano que vem.

Com previsão de 498 mil vagae em 2008, o ProJovem Adolescente destina-se aos jovens de 15 a 17 anos em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam membros de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O curso terá duração de 24 meses, com o objetivo de contribuir para a redução dos índices de violência, do uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência.

Os quatro subprogramas vão consumir R$ 1,4 bilhão no próximo ano com a expectativa de abertura de 1,1 milhão de vagas. Em 2007, a previsão de gasto com os atuais cinco programas do ProJovem é de R$ 481 milhões.

“Com a implementação do novo ProJovem, vamos aumentar o atendimento. Trabalhamos para uma ampliação gradual que pode chegar a 4,2 milhões de vagas, em 2010. Portanto, a possibilidade do jovem brasileiro ter mais oportunidades será assegurada”, frisa o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, cuja pasta integra a Secretaria-Geral da Presidência da República.

postado por: José Carlos Mattedi, repórter da Agência Brasil em http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/09/04/materia.2007-09-04.3399417161/view e foto: Correio Braziliense

Nenhum comentário: