sexta-feira

Por uma avaliação de verdade, UNE fará campanha de boicote ao Enade

Insatisfeita com as falhas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que até o momento implantou apenas um dos seus instrumentos, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a direção executiva da UNE convocou um boicote à prova que será realizada no próximo dia 11 de novembro.

Cerca de 262 mil alunos foram selecionados para realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) neste ano. A lista dos selecionados para participar do Enade 2007 já está no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). http://www.inep.gov.br/

A prova será aplicada no dia 11 de novembro, às 13 horas. Participará do Enade uma amostra representativa de alunos ingressantes e concluintes dos cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia e biomedicina.

Boicote!Longe de achar que o Sinaes é modelo ideal, a UNE apoiou a sua criação por saber que ele trouxe, a partir de um conceito público de avaliação, novos marcos que romperam com a visão privatista e mercadológica representada pelo finado Provão, a tal prova aplicada a todos os formandos que resultava numa nota para a instituição que tivesse seus alunos melhores colocados no teste.

Um novo cenário ficou claro na proposta do Sinaes quando houve a mudança de foco, que deixou de ser o estudante e passou a ser todo o sistema: instituição, curso, estudante. Para fazer o novo levantamento, foram criados vários instrumentos de avaliação externa e interna, auto-avaliação, censos e o Enade, que substituiu o Provão.

O apoio da UNE, entretanto, sempre esteve condicionado à garantia de que o Enade não teria peso elevado na composição final da avaliação. A reivindicação evita o ranqueamento e a velha máxima de caráter punitivo dos governos anteriores, que simplesmente depositavam no colo dos estudantes toda a responsabilidade pela má qualidade dos cursos.

Insatisfeita pela não implementação dos outros instrumentos, a UNE promoverá campanha de boicote à próxima prova do Enade, dia 11 de novembro, para reafirmar as diretrizes contidas na proposta do Sinaes: a realização de uma avaliação plural, que leve em conta os diferentes agentes que compõem o ensino superior de forma transparente e participativa, garantindo que todos os segmentos da comunidade universitária participem do processo como sujeitos e não apenas como objetos. A entidade vai exigir ainda o fim da obrigatoriedade da prova e repudiar o vínculo da sua realização com a emissão do diploma.
Baixe Aqui os materiais( CARTAZ E ADESIVO) da campanha:


postado em: www.une.org.br

Nenhum comentário: