quarta-feira

28 de Março - Juventude Socialista Presente!Edson Luís Presente!

Como ocorre todo o ano desde os idos de 68, o dia 28 março foi marcado por muita luta dos estudantes। Foi intensa a movimentação da Juventude Fluminense. Faz 40 anos que a Ditadura Militar Brasileira assassinou o estudante Edson Luís no antigo restaurante dos estudantes – o Calabouço. Este fato marcou a história da juventude e do campo progressista no país tendo se tornado um marco de luta contra as injustiças sociais e econômicas.

Este 28 de março teve início pelas 10 horas, quando centenas de estudantes se reuniram para uma palestra em prol da abertura dos arquivos da ditadura e depois foram inaugurar o monumento em homenagem ao estudante Edson Luís। Lá estiveram personalidades políticas, ex-presidentes da UNE, UBES, atuais dirigentes estudantis, representantes de partidos progressistas e a própria mãe de Edson Luís que participou durante toda a solenidade।
Ao fim da solenidade, foi a vez dos estudantes protagonizarem uma enorme passeata pelas ruas do centro da cidade, protestando por melhores condições para a educação brasileira। Ao chegar na estação do metrô do Largo da Carioca, promoveram a ocupação da estação em ato de repúdio às restrições ao passe-livre promovidas pela direção do Metrô Rio (concessionária do serviço metroviário no Estado). Neste momento o clima ficou um pouco tenso, pois seguranças do metrô agrediram covardemente alguns estudantes que protestavam pacificamente.
Refeitos, e, sem o ânimo de tumultuar a estação, os estudantes novamente saíram em passeata entoando palavras de ordem, condenando o descaso dos diferentes governos em relação ao jovem no Rio de Janeiro. Dengue, falta de professores, mercantilização do ensino, restrições ao passe livre no metrô e ônibus foram alguns dos pontos mais destacados nas falas das lideranças estudantis. A marcha teve fim no tradicional reduto da boemia carioca e atual ponto de encontro da juventude, a Lapa.

Como sempre a Juventude Socialista/ PDT-RJ e o Movimento Reinventar marcaram sua presença e fizeram tremular os ideais do Socialismo e do Trabalhismo. Nossa representação se deu por meio de por muitos estudantes e alguns dirigentes de entidades estudantis, destaque-se: William Rodrigues, Secretário-Geral da AMES-RJ e Rafael “Ralf” Rodrigues Vice-Presidente da UMES - Belford Roxo, bem como outros companheiros da JS dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Mesquita. Estes fizeram a distribuição da cartilha do Movimento Reinventar denunciando as 10 pragas que atingem a juventude em nosso estado, durante o evento foi ainda realizada a distribuição de panfletos da campanha nacional de filiação da JS.

Um dos organizadores do Ato o estudante William Rodrigues, disse que a estudantada irá para as ruas enquanto a garantia de seus direitos estiver sob ameaça. O passe livre estudantil, a qualidade do ensino e a defesa de políticas públicas de juventude consistentes são bandeiras que o Movimento Reinventar irá até as últimas conseqüências para defender.

Edson Luís presente!JS presente!

Nenhum comentário: