quarta-feira

JS articula defesa do ME no Rio!

Durante a passeata organizada no 28 de março pela Jornada Nacional de Lutas, membros da JS/PDT, do Movimento Reinventar e de entidades estudantis participaram da ocupação da estação de metrô da Carioca em ato de protesto contra a ação de restrição do passe livre pela direção da concessionária que gere o metrô na cidade, o Metro-Rio.

Durante a ocupação os seguranças do metrô efetuaram dura ação repressiva que acabou por ferir diversos estudantes. Por conta e neste sentido a JS/PDT representada por seu Presidente Everton Gomes e pelos diretores da AMES-RJ William Rodrigues e da UEE-RJ Bruno Franco (também membros da direção estadual da JS/PDT e do Movimento Reinventar) foram até o líder do PDT na ALERJ, Deputado Paulo Ramos que prontamente se colocou em defesa dos estudantes e em conjunto com a JS deu início a uma grande articulação que promete editar uma nova batalha pela garantia passe livre estudantil.

A ALERJ então aprovou uma moção de repudio ao Metro Rio e em defesa do Movimento Estudantil Fluminense que foi lida no plenário na tarde do dia 3 de abril, diante de uma galeria repleta de jovens lideranças estudantis de todo o estado que não deixaram por menos e gritando palavras de ordem prestaram seu apoio a ação de nosso parlamentar.

William Rodrigues ainda destacou: “Foram três dias, de conversas com as forças progressistas do ME do Rio de Janeiro, que articularam a legitima passeata do estudante fluminense। No final, a moção foi assinada por mais de 14 entidades e diversos dirigentes de todo o Estado। Foi uma vitória do Movimento. Uma demonstração de unidade, entre as correntes comprometidas com o estudante do Rio de Janeiro.
Veja quem assinou a moção:
“ Nós abaixo assinados, repudiamos de forma veemente a truculenta ação dos agentes de segurança da Estação da Carioca do Metro-Rio, durante a ocupação feita por estudantes, no dia 28 de março de 2008, bem como o boicote ao Passe Livre Estudantil: UNE, UBES, UEE-RJ, AMES-RIO, UMES-NILOPOLIS, UMES-MESQUITA, UMES-BELFORD ROXO, Assoc.Petropolitana de Estudantes, Assoc.Gonçalense de Estudantes, União Niteroiense de Estudantes, Fed. Estudantes de Campos, Grêmios da ETE Visconde de Mauá, Adolfo Bloch, Santa Cruz,Grêmios dos C.E. Visconde de Cairu ,Mario de Andrade, Herbert de Souza, Grêmios do CIEP Governador Leonel Brizola e do Colégio João Mora.”Assinam ainda a moção a JS/PDT, o movimento Reinventar, a UJS, a JSB e o MPT।

A integra da Moção pode ser lida no Diário Oficial do dia 04 de abril, ou no blog 28 de Março (www.28demarco.blogspot.com).

Nenhum comentário: