segunda-feira

Entrevista com Everton Gomes para o blog da JS Duque de Caxias


Militância de  Esquerda com Everton Gomes.





Hoje a Juventude Socialista PDT - Caxias posta neste espaço a entrevista com um dos personagens da militância do PDT,  que constrói as bases e solidifica a juventude em todo o país.  Nosso convidado é o presidente da JS PDT do Estado do Rio de Janeiro e Secretário de Relações Internacionais da Direção Nacional, companheiro Everton Gomes.


Everton,  Presidente da JS PDT RJ,  bacharel em Direito formado pela UFRJ e mestre em Ciência Política pela UFF. Atua há 16 anos na militância juvenil tendo um grande histórico de lutas. Ele é o único militante reeleito para presidir a juventude em nosso estado e se adjetiva como um brizolista de carteirinha.Atualmente escreve um livro sobre a juventude e o trabalhismo. Nosso blog tentou resumir um em três  perguntas a apresentação e os projetos importantes para a JS.


O que hoje o jovem mais precisa?

O jovem precisa de muita coisa! E muitas coisas precisam dos jovens.Educação integral, trabalho decente, saúde, lazer, esporte. Precisamos compreender que o jovem é um personagem amplo, cheio de energia, com muitos sonhos, mas que também esta sendo protagonista e transforma a nossa realidade todos os dias.
 A juventude precisa de atenção sem a lógica do coitadinho. Queremos ajudar a mudar o que esta aí, feio, triste, sem cor.O jovem precisa lutar, construir um mundo melhor e mais igual, para ele e para as outras gerações.

Como se sente sendo o Presidente Estadual da JS PDT? Qual a importância?

Tenho muito orgulho de ser o presidente da Juventude Socialista do PDT. Tenho carinho, admiração e repeito muito grandes pela nossa organização. Ser presidente no Estado do Rio de Janeiro então é uma honra, afinal nosso líder Leonel Brizola escolheu este estado para ser o pólo do Trabalhismo no Brasil. É claro que tudo isto também gera uma grande responsabilidade.


 A JS esta completando trinta e um (31) anos e isso representa uma grande história de lutas. Fui presidente da JS na cidade do Rio de Janeiro, fundei vários núcleos de base, fui o primeiro presidente reeleito no estado em todos estes anos. Acho que junto com meus companheiros fizemos um bom trabalho.


Mudamos um pouco a cultura da organização. Optamos por formar quadros, investindo na militância mais jovem, trabalhando a formação política. Levamos a JS novamente para as ruas, para fora do partido. Neste último período trouxemos uma série de inovações na gestão o que permitiu que nossa organização voltasse a participar como protagonista dos mais variados fóruns de jovens no rio e mesmo no Brasil. Apenas pra citar atuamos nas conferências de juventude, nas entidades estudantis: secundaristas e universitárias, nos fóruns de jovens negros e LGBT, ajudamos a construir políticas públicas pra a juventude nas cidades em que participamos do governo e estamos também inseridos nas que não estamos no governos. Nossos quadros atuam em gabinetes parlamentares e ajudam nossos deputados e vereadores a construir as pautas que a sociedade necessita. Elegemos quadros da juventude e temos muitos candidatos. Nas últimas eleições cerca de 10 por cento dos votos do PDT estavam concentrados em candidatos com menos de 32 anos sendo muitos deles orgânicos da JS.


Como falei presidir a JS é uma honra mais uma grande responsabilidade também. Sou brizolista de carteirinha! Nós, jovens brizolistas, precisamos mostrar que nosso partido esta mais vivo que nunca e as idéias de nossos líderes estão aí pra quem quiser ver e conhecer. Nossa contribuição enquanto quadros do PDT é muito importante.

Quais suas lutas daqui pra frente?

Muitas.. (Risos) ...este ano completo 16 anos de militância no PDT e na JS. Este ano teremos congressos: municipais, estadual e o XV Congresso Nacional, que vai rolar em Fortaleza - Ceará nos dias 1, 2 e 3 de junho. 

Meu grande desafio é levar uma boa bancada para os congressos, com quadros qualificados e também contribuir na construção de um grande congresso nacional. Este ano também temos eleição para prefeito e vereador e gostaria de ajudar meu partido a eleger um grande número de companheiros preparados e comprometidos com as causas populares e da juventude brasileira. Além disso, ainda teremos algumas agendas do movimento estudantil como o CONEG da UNE e outras de âmbito internacional. Quero contribuir no que for possível. 

Sou um filho do PDT e do Brizolismo. Cresci neste partido e sou um apaixonado defensor de nossas bandeiras. Conto com meus companheiros pra lutarmos e ajudarmos a construir um Brasil mais igual e justo rumo ao socialismo. 

Um grande VIVA a BRIZOLA e a JSPDT!


Viva Brizola...
Viva Che...
E viva a JUVENTUDE SOCIALISTA PDT

Fonte: www.jspdtcaxias.blogspot.com

Nenhum comentário: