segunda-feira

VIOLÊNCIA E ESTADO POLICIAL FORAM PAUTA DA JS NA ULTIMA REUNIÃO



Os militantes da JS/PDT-RJ aproveitaram o último sábado (dia 12 de outubro) e fizeram sua reunião mensal de Diretório. A atividade aconteceu na sede regional do PDT tendo contato com excelente participação, principalmente em um feriado com bastante sol na cidade.  Entre os presentes representações dos municípios de Nova Iguaçu, Petrópolis, Itaguaí, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói, São João de Meriti e Rio de Janeiro.

A atividade começou com o tradicional programa de capacitação política, desta vez tendo a palestra: “Violência e Estado Policial”, que foi ministrada pelo ativista de Direitos Humanos e Professor, Francisco Barreto. Os militantes assistiram vídeo, debateram um texto e discutiram a forma como a polícia atua junto às comunidades carentes, nas UPP’s e mesmo nas manifestações. O professor fez questão de frisar a lógica policial que permeava as administrações do PDT e Brizola tendo construído comparações com o que se vê hoje.

Depois do intervalo, os jovens retornaram e passaram a pauta de informes e questões organizativas. O presidente da JS, Everton Gomes, cobrou que a “JS” nos municípios realize encontros com maior freqüência e periodicidade e enfocou a importância de levar as informações das atividades estaduais para os companheiros que não podem estar na reunião estadual mensal do diretório. Na mesma linha disse que caso os jovens encontrem dificuldade com os diretórios municipais deveram informar o mais breve possível, pois faz parte da estratégia do PDT manter o partido em permanente estado de atuação, mesmo fora das épocas eleitorais.

O debate sobre a violência nas manifestações também foi tema do encontro e os jovens apresentaram solidariedade aos professores em greve, além de terem se manifestado frontalmente em repúdio a ação da Polícia Militar que reprimiu estudantes e trabalhadores da educação nos últimos dias.

O diretor da UBES, Luis Moreira, falou sobre a realização do congresso da entidade de estudantes secundaristas que vai ocorrer em Minas Gerais e contará com uma delegação do Movimento Reinventar.

Por ultimo, foi feito convite aos presentes para que participem das reuniões do Diretório Estadual do PDT, das atividades da Comissão de Juventude e do Fórum que discute a redução da maioridade penal, ambas na ALERJ, bem como das atividades contra o Leilão de Libra que o PDT vem realizando através da FLB-AP e do MAPI.



A próxima reunião estadual já esta marcada e a previsão é que ocorra no próximo dia 10 de novembro no mesmo lugar.

Nenhum comentário: